ESG
ESG - Environmental, Social and Governance
O termo ESG tem sido usado para se referir a práticas de negócios e investimentos relacionadas aos padrões de sustentabilidade, não apenas aos lucros do mercado financeiro. Abreviação de “Environmental, Social and Governance” em inglês, pode ser traduzida como Ambiental, Social e Governança, em português.
A adoção dessa sigla representa uma verdadeira mudança de paradigma no relacionamento entre as empresas e seus investidores, pois as melhores práticas tradicionalmente relacionadas à sustentabilidade têm sido vistas como parte da estratégia financeira de uma empresa.
Um estudo publicado este ano pela consultoria BCG (Boston Consulting Group) mostra que as empresas que adotarem melhores práticas ESG terão alguns impactos positivos, como impacto considerável no meio ambiente e uma maior lucratividade nos negócios.
Em outras palavras, as empresas que se comprometem com as melhores práticas de gestão acabam com operações mais sustentáveis em várias frentes, incluindo economia e gestão de riscos – e, portanto, terão melhores resultados ao longo do tempo.
**Qual a origem da sigla ESG?**
A sigla ESG apareceu pela primeira vez em um relatório de 2004 intitulado “Who Cares Wins”, resultado de uma iniciativa liderada pela ONU. Foi convocado pelo Pacto Global para permitir que as empresas atuem de acordo com dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Na ocasião, 20 instituições financeiras de nove países diferentes, incluindo o Brasil, reuniram-se para desenvolver diretrizes e recomendações sobre como incorporar questões ESG na gestão de ativos, serviços de corretagem de valores mobiliários e pesquisas relacionadas.
**O que significa a sigla?**
A sigla ESG combina três fatores que demonstram o compromisso de uma empresa em operar de forma mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança, fatores que se tornam muito importantes no ambiente corporativo e financeiro.
Cada letra da sigla ESG tem um significado, agrupando diversas práticas e questões alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
**E (Environmental)**
A letra “E” refere-se às práticas da empresa na proteção do meio ambiente e seu impacto no aquecimento global e nas emissões de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento, biodiversidade, gestão de resíduos, entre outros.
Além disso, as normas ambientais podem se estender ao controle que uma empresa exerce sobre o local que ocupa, por exemplo, ações para melhorar e proteger o meio ambiente.
**S (Social)**
Nessa letra, é fundamental que os investidores compreendam como a empresa valoriza o bem-estar dos seus colaboradores, por exemplo. Alguns dos pontos dessa letra são: satisfação do cliente, proteção e privacidade de dados, diversidade da equipe, engajamento dos colaboradores, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e leis trabalhistas.
Social também inclui relacionamentos com fornecedores. É preciso avaliá-los conforme os padrões ESG os termos relacionamentos a trabalho infantil, trabalho escravo, operações em áreas desmatadas ou queimadas, para aumentar a transparência no relacionamento.
**G (Governance)**
Em ESG, a Governança concentra-se em como gerentes e diretores gerenciam as empresas. Alguns dos pontos-chave dessa sigla são: a composição do conselho de administração, a estrutura do comitê de auditoria, a conduta empresarial, a remuneração dos executivos, o relacionamento com órgãos governamentais e políticos e a existência de canais de denúncia.
A ESG está totalmente ligada ao atendimento às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A Organização das Nações Unidas propôs 17 Objetivos e 169 Metas para todas as nações do mundo visando um desenvolvimento sustentável, ligada a Agenda 2030.
Quer implementar uma certificação ambiental para a sua empresa? Podemos te ajudar.
Entre em contato!
Estudo e Levantamento das Necessidades do Negócio
"A primeira vista" - é assim que damos início aos nosso trabalho. Te conhecendo pessoalmente, conhecendo sua casa, conhecendo sua história, para traçarmos o melhor diagnóstico e os melhores tratamentos para a saúde da sua organização. Com métodos simples e usando todo o conhecimento e a experiência da "Juntos Negócios" poderemos planejar o que fazer, como fazer, quando fazer e por que devemos fazer cada etapa do planejamento.
Elaboração da Estratégia e Conteúdos
Metodologias e sistemáticas existem várias no mercado hoje. Desde as mais simples às mais complexas. Mas, qual é a melhor ferramenta de trabalho que a sua empresa poderá usufruir realmente de benefícios e alcançar resultados? É esta resposta que "Juntos Negócios te dará. E não só te mostrará por palavras, mas, principalmente por ações já experimentadas no mercado de trabalho nestes mais de 25 anos de experiência. Assessorando, treinando, capacitando, acompanhando, fazendo. Colocando a "mão na massa" e te mostrando que a teoria dá certo na prática, quando a prática é realizada com eficácia.
Implementação do Processo ou Treinamento
A implementação do planejamento elaborado a partir do diagnóstico ou da capacitação necessária para que seu time seja o campeão da jornada traçada estrategicamente, é realizado de forma compatível às necessidades percebidas. De forma lúdica, prática e falando a sua linguagem, a "Juntos Negócios" te ajuda a alcançar a reta final do percurso traçado, com alegria, leveza e eficácia.