Qual é a diferença entre auditoria interna e externa?
Auditoria interna e externa
Imagine uma empresa como um grande organismo vivo. Assim como o corpo humano, ela precisa de check-ups regulares para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. No mundo dos negócios, esses check-ups são chamados de auditorias.
Mas existem dois tipos principais de auditoria: interna e externa. Qual a diferença entre elas? E qual é a mais indicada para sua empresa?
A auditoria interna é realizada por profissionais da própria empresa, com o objetivo de avaliar os processos e controles internos.
Ela é um processo contínuo que visa identificar oportunidades de melhorias, prevenir erros e fraudes, e garantir a conformidade com normas e regulamentações.
Já a auditoria externa é realizada por uma empresa independente, contratada pela própria organização. Seu objetivo principal é fornecer uma opinião imparcial sobre a operação da empresa, podendo focar em um ou mais áreas como financeiro, compliance, qualidade etc atestando a confiabilidade das demonstrações dos relatórios.
Então, qual tipo de auditoria sua empresa precisa?
A resposta depende de diversos fatores, como:
Tamanho da empresa: Empresas maiores geralmente exigem auditorias internas e externas regulares.
Nível de maturidade dos processos: Processos mais maduros podem precisar de menos auditorias internas.
Riscos inerentes à atividade: Setores de alto risco podem demandar mais auditorias internas e externas.
Necessidades específicas da empresa: A empresa pode precisar de uma auditoria interna para avaliar um processo específico ou de uma auditoria externa para atender a uma exigência legal.
A Juntos pode te ajudar a escolher o tipo de auditoria mais adequado para sua empresa.
Nossos especialistas experientes avaliarão suas necessidades e recomendarão a melhor solução para garantir a saúde e a segurança do seu negócio.
Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo para um futuro mais transparente e confiável!
Estudo e Levantamento das Necessidades do Negócio
"A primeira vista" - é assim que damos início aos nosso trabalho. Te conhecendo pessoalmente, conhecendo sua casa, conhecendo sua história, para traçarmos o melhor diagnóstico e os melhores tratamentos para a saúde da sua organização. Com métodos simples e usando todo o conhecimento e a experiência da "Juntos Negócios" poderemos planejar o que fazer, como fazer, quando fazer e por que devemos fazer cada etapa do planejamento.
Elaboração da Estratégia e Conteúdos
Metodologias e sistemáticas existem várias no mercado hoje. Desde as mais simples às mais complexas. Mas, qual é a melhor ferramenta de trabalho que a sua empresa poderá usufruir realmente de benefícios e alcançar resultados? É esta resposta que "Juntos Negócios te dará. E não só te mostrará por palavras, mas, principalmente por ações já experimentadas no mercado de trabalho nestes mais de 25 anos de experiência. Assessorando, treinando, capacitando, acompanhando, fazendo. Colocando a "mão na massa" e te mostrando que a teoria dá certo na prática, quando a prática é realizada com eficácia.
Implementação do Processo ou Treinamento
A implementação do planejamento elaborado a partir do diagnóstico ou da capacitação necessária para que seu time seja o campeão da jornada traçada estrategicamente, é realizado de forma compatível às necessidades percebidas. De forma lúdica, prática e falando a sua linguagem, a "Juntos Negócios" te ajuda a alcançar a reta final do percurso traçado, com alegria, leveza e eficácia.