Gestão de Ativos

A Gestão de Ativos

A gestão de ativos é um tema que está ganhando cada vez mais espaço no universo corporativo, uma vez que, a gestão de ativo consiste em boas práticas que podem ser utilizadas pelas organizações em seu processo de controle de ativos e que buscam alcançar um resultado desejado e sustentável.

Afinal, o que é um ativo?
Segundo a norma técnica da ISO 55.000 considera como ativo todo e qualquer item, coisa ou entidade que representa, ou seja, os ativos são os bens de uma empresa que apresentam algum valor atual ou em potencial. Ou seja, estão incluídos os maquinários da linha de produção, materiais de escritório, equipamentos de informática, etc.

O que é gestão de ativos?
Gestão de ativos é o conjunto coordenado de atividades voltadas para extrair valor dos ativos da empresa, como o balanceamento de custos, oportunidades e riscos, desempenho esperado dos ativos, entre outros.
Esse gerenciamento deve ser feito antes mesmo de adquirir um ativo, iniciando no processo de ponderação sobre a necessidade desse tipo de investimento, passando por todas as fases do ciclo de vida até o descarte.
Sendo assim, é importante contar com uma equipe especializada e de boas ferramentas de gestão, impedindo que os colaboradores usem os ativos de forma intuitiva, e não extraiam deles a melhor performance possível, ou reduzam a sua vida útil.
A gestão de ativos ainda ajuda a empresa a adequar os procedimentos e normas técnicas de acordo com a padronização nacional e internacional.
Não investir na gestão de ativos pode ser o famoso “barato que sai caro”, já que a empresa aumenta o risco de ter que pagar indenizações por reclamações trabalhistas.

Quais os benefícios da gestão de ativos?
Redução de custos: A aquisição e a manutenção dos ativos demandam custos para as empresas. Quanto melhor é o gerenciamento desses ativos, menores serão os custos associados tanto com a sua compra, assim como a sua manutenção. Um ativo gerenciado corretamente tem uma vida útil maior, melhor performance e um uso mais prático dentro do negócio, trazendo economia.
Aumento da produtividade: Os ativos são indispensáveis para a equipe pois impacta diretamente no rendimento da equipe. Se os seus funcionários usam maquinários, softwares e outros itens inadequados e que apresentam um mal funcionamento, acabarão produzindo menos e com uma qualidade pior.
Controle de recursos por departamento: Cada setor de uma empresa tem a sua demanda por suprimentos, bens e recursos. Ao estabelecer uma política de gerenciamento de ativos, você conseguirá garantir a alocação da depreciação nos centros de custos corretos.
Reduz o orçamento: Ao entender melhor a sua demanda por ativos e a vida útil desses, fica mais fácil estabelecer um orçamento acertado e adequado a sua realidade, inclusive prevendo compras e agilizando a aprovação orçamentária.
Conduta legal: É a partir do correto gerenciamento de ativos que as deduções legais no imposto de renda da empresa podem ser feitas de maneira adequada, assim como a aplicação devida de tributação sobre o ganho de capital na alienação de bens. Assim, a empresa ficará conforme as legislações da Receita Federal.
Conhecimento sobre o valor real da empresa: Ao conhecer o valor real da sua empresa, você conseguirá atrair mais clientes, além de ganhar mais credibilidade no mercado e conseguir financiamentos bancários.

gestao-de-ativos

Como fazer uma boa gestão de ativos?

Para fazer uma boa gestão de ativos é necessário colocar em um inventário todos os bens da empresa, relacionando e descrevendo cada um desses itens adquiridos pelo seu negócio. Um inventário confiável é aquele que oferece rigoroso registro dos bens, incluindo informações específicas como modelo, número de série, especificações técnicas, estado de conservação e local de operação, por exemplo.

Após isso, é importante avaliar os ativos, analisando o custo de reposição de cada um, o valor justo e residual, valores de manutenção e o preço estimado que ele terá ao fim da sua vida útil.
Ao longo desse processo, busque estimar a vida útil econômica e transcorrida de cada um dos bens da empresa.
A vida útil econômica diz respeito ao tempo estimado que o item deve durar – e a transcorrida é o registro do período em que o bem foi utilizado, fundamental para demandar a vida útil remanescente.

Quando o inventário completo estiver pronto, é necessário definir as normas e procedimentos, divulgar a política de gestão de ativos, educar os departamentos envolvidos e criar um setor destinado à gestão do patrimônio, que deve ter expertise contábil e sinergia para se integrar com as demais áreas do negócio.

Quer saber mais sobre gestão de ativos e saber como pode aplicar em sua empresa?

Entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções da Juntos Negócios.

Como Trabalhamos

Gestão é fundamental para o alcance de resultados positivos.

Você pode se perguntar: Gestão do quê?

Nós respondemos: Gestão de processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Financeiros, Gestão de Ativos, Gestão da Informação.

E, todo esse gerenciamento de forma integrada, é a maneira que encontramos de fazer o seu negócio alcançar seus objetivos e metas.

Estudo e Levantamento das Necessidades do Negócio

"A primeira vista" - é assim que damos início aos nosso trabalho. Te conhecendo pessoalmente, conhecendo sua casa, conhecendo sua história, para traçarmos o melhor diagnóstico e os melhores tratamentos para a saúde da sua organização. Com métodos simples e usando todo o conhecimento e a experiência da "Juntos Negócios" poderemos planejar o que fazer, como fazer, quando fazer e por que devemos fazer cada etapa do planejamento.

Elaboração da Estratégia e Conteúdos

Metodologias e sistemáticas existem várias no mercado hoje. Desde as mais simples às mais complexas. Mas, qual é a melhor ferramenta de trabalho que a sua empresa poderá usufruir realmente de benefícios e alcançar resultados? É esta resposta que "Juntos Negócios te dará. E não só te mostrará por palavras, mas, principalmente por ações já experimentadas no mercado de trabalho nestes mais de 25 anos de experiência. Assessorando, treinando, capacitando, acompanhando, fazendo. Colocando a "mão na massa" e te mostrando que a teoria dá certo na prática, quando a prática é realizada com eficácia.

Implementação do Processo ou Treinamento

A implementação do planejamento elaborado a partir do diagnóstico ou da capacitação necessária para que seu time seja o campeão da jornada traçada estrategicamente, é realizado de forma compatível às necessidades percebidas. De forma lúdica, prática e falando a sua linguagem, a "Juntos Negócios" te ajuda a alcançar a reta final do percurso traçado, com alegria, leveza e eficácia.

Nós Vamos Direto ao Ponto

Entre em contato e nos explique qual é a sua necessidade. Vamos encontrar e implementar a solução ideal para a sua empresa.