A diferença entre monitoramento e medição

Você sabe qual é a diferença entre monitoramento e medição?

A norma ISO 9001:2015 em diversos trechos discorre sobre o monitoramento e medição. Na prática, você sabe a diferença desses dois termos?

E o porquê de eles serem tão importantes para o sistema de gestão da qualidade de uma empresa? 

De acordo com o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), medir é comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padrão, então a **medição** é o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.

Já o **monitoramento** é o acompanhamento contínuo de um projeto ou processo com base em valores pré-determinados. Segundo a ISO 9000:2015, o monitoramento é definido como a determinação da situação de um sistema, um processo, um produto, um serviço ou uma atividade.

Todas as normas que estabelecem critérios para um sistema de gestão (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e outras) seguem uma metodologia conhecida como PDCA (Plan-Do-Check-Act), que define uma sistemática de melhoria constante.

Se um dos princípios da ISO 9001 é a melhoria contínua, a organização necessita possuir critérios mensuráveis para “medir” a eficácia e eficiência dos seus produtos e processos e estabelecer uma rotina para “monitorar” esses critérios para saber como está a tendência da evolução dos resultados. 

Logo, o monitoramento e a medição são partes indispensáveis de qualquer sistema de gestão da qualidade e que por isso precisam de uma atenção especial na implementação da ISO 9001.

Entre em contato com a Juntos Negócios para saber mais sobre a ISO 9001 e como pode aplica-la de forma eficaz na gestão de seu negócio.

diferença entre monitoramento e medição - juntos negocios

Como Trabalhamos

Gestão é fundamental para o alcance de resultados positivos.

Você pode se perguntar: Gestão do quê?

Nós respondemos: Gestão de processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Financeiros, Gestão de Ativos, Gestão da Informação.

E, todo esse gerenciamento de forma integrada, é a maneira que encontramos de fazer o seu negócio alcançar seus objetivos e metas.

Estudo e Levantamento das Necessidades do Negócio

"A primeira vista" - é assim que damos início aos nosso trabalho. Te conhecendo pessoalmente, conhecendo sua casa, conhecendo sua história, para traçarmos o melhor diagnóstico e os melhores tratamentos para a saúde da sua organização. Com métodos simples e usando todo o conhecimento e a experiência da "Juntos Negócios" poderemos planejar o que fazer, como fazer, quando fazer e por que devemos fazer cada etapa do planejamento.

Elaboração da Estratégia e Conteúdos

Metodologias e sistemáticas existem várias no mercado hoje. Desde as mais simples às mais complexas. Mas, qual é a melhor ferramenta de trabalho que a sua empresa poderá usufruir realmente de benefícios e alcançar resultados? É esta resposta que "Juntos Negócios te dará. E não só te mostrará por palavras, mas, principalmente por ações já experimentadas no mercado de trabalho nestes mais de 25 anos de experiência. Assessorando, treinando, capacitando, acompanhando, fazendo. Colocando a "mão na massa" e te mostrando que a teoria dá certo na prática, quando a prática é realizada com eficácia.

Implementação do Processo ou Treinamento

A implementação do planejamento elaborado a partir do diagnóstico ou da capacitação necessária para que seu time seja o campeão da jornada traçada estrategicamente, é realizado de forma compatível às necessidades percebidas. De forma lúdica, prática e falando a sua linguagem, a "Juntos Negócios" te ajuda a alcançar a reta final do percurso traçado, com alegria, leveza e eficácia.

Nós Vamos Direto ao Ponto

Entre em contato e nos explique qual é a sua necessidade. Vamos encontrar e implementar a solução ideal para a sua empresa.