Uma nova gestão para o trabalho remoto

Uma nova gestão para o trabalho remoto

Muitos gestores estão tratando a mudança causada pela pandemia para trabalhar em casa como se fosse um modo de trabalho remoto padrão.

Mas não é, e operar sob essa suposição de que o home office na pandemia é como um trabalho em casa qualquer pode acabar prejudicando o moral dos empregados.

Embora funcionários de escritório estejam, em geral se saindo melhor do que trabalhadores essenciais durante a pandemia, a abrupta mudança para o trabalho remoto foi chocante e seus efeitos não devem ser ignorados.

Especialistas em liderança e cientistas cognitivos podem atestar que a resistência à mudança tem menos a ver com a mudança em si e mais com a sensação de perda do controle e o medo da incerteza.

Há uma grande diferença entre escolher trabalhar remotamente e, de repente, ser forçado a trabalhar em casa. Embora eliminar o tempo de deslocamento diário tenha sido bom, o funcionário de escritório médio simplesmente não estava mentalmente ou financeiramente preparado para transformar a própria casa em um local de coworking improvisado, ao mesmo tempo que assumia as funções de professor, cuidador de crianças e de idosos, tarefas até então terceirizadas. Muitas famílias não moram em residências que conseguem acomodar facilmente o trabalho à distância, e os arranjos domésticos nem sempre conduzem ao sucesso.

Algumas medidas podem ser tomadas para aliviar a sobrecarga dos funcionários:

– Defina metas razoáveis. Muitos trabalhadores arcaram com novas obrigações em casa na pandemia e enfrentam pressões de vários lados. Os gestores podem evitar sobrecarregá-los eliminando relatórios desnecessários e procedimentos redundantes e sendo o mais transparentes possível sobre prazos.

Não force os funcionários a ficar “ligados” o tempo todo. A fadiga por causa das videoconferências está muito acentuada e os funcionários podem precisar de um espaço silencioso para que toda a família consiga realizar suas tarefas e participar de suas próprias chamadas de trabalho e videoaulas. As mulheres, geralmente, ficam com a pior parte, e já foram descritas como “nômades relutantes” na “batalha pelo espaço” na casa.

– Busque mais oportunidades para comemorar realizações. Embora seja sempre uma boa ideia chegar a um equilíbrio entre crítica e elogio, os funcionários enfrentam uma constante enxurrada de notícias ruins relacionadas à pandemia e provavelmente estão com fome de vitórias.

Os superiores deveriam buscar pequenos sucessos que possam ser publicamente reconhecidos para elevar o moral da equipe e agradecer aos funcionários pelo esforço árduo quando veem um trabalho bem-feito. Não custa nada mostrar apreço, e um pequeno feedback positivo pode ser exatamente o que alguém precisa ouvir em um dia particularmente difícil.

– Capitalize em recursos acessíveis. Gestores deveriam procurar maneiras de criar mais cenários onde todos ganhem, aproveitando os recursos que já possuem. Ajustar-se a mudanças repentinas exige um esforço de todos nas empresas.

Os gestores precisam parar de tratar o trabalho de casa como se fosse um luxo. Eles devem isso aos funcionários. O escritório não foi convidado para a casa deles. É um convidado inesperado — e dá poucos sinais de que vai partir em breve.

Fonte: Exame

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