Análise SWOT

O que é análise SWOT?

Muitos empreendedores e gestores quebram a cabeça em busca de um planejamento estratégico adequado para a sua empresa, visando a definição de ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação dos negócios. E uma das ferramentas mais utilizadas e funcionais é a análise SWOT.

A análise ou matriz SWOT, tem como objetivo analisar quatros elementos importantes dentro de uma empresa, Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats, considerando fatores internos e externos, assim como o macro e o micro ambiente. (O termo também é conhecido como FOFA – tradução para português – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Essa análise consiste em um diagnóstico aprofundado e detalhado da situação da empresa, para ajudar tomar decisões. Seu principal objetivo é fazer uma análise estratégica da empresa para evitar condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar combinando fatores do ambiente interno (Forças, Fraquezas) e do ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

Definição de ambiente interno

Geralmente o ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle, ou seja, tudo que faz parte, se relaciona ou pertence à empresa. Dentro do ambiente interno, é possível encontrar as Forças e Fraquezas de sua empresa.
Forças: elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência. Exemplos: tecnologia de ponta, atendimento qualificado, localização privilegiada, alta capacidade de investimento, pesquisa e desenvolvimento trazendo inovações constantes, clima organizacional, marca consolidada no mercado, entre outros.
Fraquezas: de forma semelhante, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas. Exemplos: falta de treinamento, identidade visual antiquada, comunicação e propaganda sem sintonia com o público, produtos e serviços sem diferenciais competitivos, posicionamento estratégico desalinhado, entre outros.

Definição de ambiente externo

O ambiente externo engloba fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições, entre outros. Dentro do ambiente externo, é possível encontrar as Oportunidades e Ameaças de sua empresa.

Oportunidades: sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade. Exemplos: alta do dólar, construção de um aeroporto nas proximidades, diminuição do imposto sobre algumas de suas matérias-primas, saída de um concorrente multinacional do mercado, entre outros.
Ameaças: todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa são ameaças para o negócio. Exemplos: aumento do preço da energia, estradas que deslocam sua produção em péssimo estado, barreiras à exportação impostas por um país estrangeiro, seca, inflação, etc.

Análise SWOT o que é?

Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo

Liste as forças de sua empresa
Identifique suas fraquezas 
Liste as oportunidades.
Enumere as ameaças.
Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura abaixo

Faça as ligações entre os fatores da matriz e determine os seguintes pontos:
Quais são as forças que podem potencializar as oportunidades?
Quais são as forças que podem combater as ameaças?
Quais são as fraquezas que podem prejudicar as oportunidades?
Quais são as fraquezas que podem potencializar as ameaças? 

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Como Trabalhamos

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Estudo e Levantamento das Necessidades do Negócio

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