O que é ouvidoria? Quais são os canais de ouvidoria mais utilizados?

Quais são os canais de ouvidoria mais utilizados?

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas começaram a rever seus processos para melhorar seus serviços cada vez para os consumidores.

O novo consumidor está cada vez mais exigente, dificultando a sua fidelização. Para isso, uma ouvidoria deve ser instalada para melhorar o relacionamento com os compradores e, consequentemente, uma melhor experiência de compra.

O que é ouvidoria?

A ouvidoria é um departamento da empresa destinado a ouvir os clientes. Ele se concentra na solução de problemas que não podem ser resolvidos pelos meios tradicionais, bem como sugestões, reclamações e até críticas positivas de compradores.

A ouvidoria é como um último recurso que só entra em ação quando todos os outros departamentos não satisfazem os consumidores.

No mercado da iniciativa privada, onde a regulação é mais fragmentada, muitas empresas criam esse canal não por obrigação legal, mas para aprimorar processos e melhorar o atendimento para não arriscar perder clientes insatisfeitos.

Quais são os canais de ouvidoria mais utilizados?

  • Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
    Quando se trata de canais de atendimento, muitas pessoas se apegaram ao SAC. Ele atua como um hub para receber todas as solicitações, geralmente por telefone.

  • E-mail
    O e-mail também é um canal de atendimento eficiente, pois por meio dele, é possível estabelecer uma comunicação clara e direta entre a empresa e seus clientes.

  • Autoatendimento
    O autoatendimento é um canal para os clientes resolverem problemas por conta própria, sem a ajuda de terceiros. Um exemplo de autoatendimento é FAQ. Essa forma de autoatendimento simplifica o atendimento, otimiza o tempo para ambas as partes e dá mais autonomia aos clientes.

  • Chatbots
    Os chatbots são essenciais para a ouvidoria. Os bots conversacionais podem interagir com os clientes como se fosse um humano. Quanto mais um cliente interage com o chatbot, mais personalizada fica a interação.

 

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